16 de novembro de 2012

Casa São Simeão - Você conhece?

A campanha Multa Solidária, idealizada pela biblioteca do SENAI de Blumenau, visa ajudar, por meio de doações, a Casa São Simeão, no bairro Asilo. Quer conhecer melhor o lugar e o projeto? Leia abaixo um pouco da história e das características da São Simeão.

Quer colaborar com a nossa campanha? Clique AQUI
para saber mais e tire suas dúvidas no nosso Facebook, pelo telefone (47)3321-9631 ou aqui mesmo, nos comentários do blog.

___________________________


História

Foto: Liana Formento

Quando pensamos em um asilo, qual é a primeira coisa que vem à mente? Ambientes cinzentos, clínicos e cheios de pessoas deprimidas, não é mesmo? Pois saiba que nem todas as organizações deste tipo são assim. 

Fundada no ano de 1954 em Blumenau, a Casa São Simeão conta com áreas arborizadas e de fácil acesso, rampas adaptadas para melhorar o deslocamento de quem depende de cadeiras de rodas e um grande pátio onde os idosos tomam sol e conversam animadamente pela manhã e no fim da tarde.

A Casa São Simeão é especializada em assistência integral a idosos acima de 60 anos de idade. Com sede própria no bairro Asilo, mantém um grupo especializado de médicos, psicólogos e nutricionistas para descobrir quais são as condições de vida apropriadas para cada um dos 60 idosos que vivem hoje na instituição.

Como funciona?

O processo de encaixe público em uma organização como a Casa São Simeão é burocrático: a Secretaria de Saúde seleciona as pessoas que precisam de auxílio freqüente – chamadas de dependentes e semi-dependentes -, e as encaminha para a fila de espera. Somente após a abertura de uma vaga é que o idoso segue para seu novo lar.

Na área das pessoas independentes – que são capazes de realizar sua higiene pessoal e trocar as roupas de cama, entre outras coisas -, homens ficam em uma ala separada das mulheres. Há, porém, quem prefira se acomodar em um dos cinco chalés particulares da instituição. 

Quer ajudar? 

Que ajudar ao próximo é uma virtude, todo mundo sabe, não é mesmo? O problema é que poucas pessoas estão dispostas a estender a mão a quem realmente precisa de uma forcinha. Na Casa São Simeão, as doações são freqüentes no fim do ano – mas param por aí. “As pessoas se esquecem de nós até o próximo Natal”, diz Eliane Freitas Xavier, assistente social da organização.

Hoje, a Casa São Simeão sobrevive das mensalidades dos idosos independentes, da subvenção da Prefeitura Municipal de Blumenau e das doações da comunidade. Mesmo assim, as dificuldades são muitas. “Sempre temos custos a mais. Se um idoso precisa de uma dieta especial muito cara, por exemplo, e a família não pode pagar, nós pagamos tudo do próprio bolso. Isso gera muitos gastos”, comenta Eliane.

Quanto ao futuro, a equipe da Casa São Simeão quer dar início à reforma da estrutura física da instituição. Para isso, pretende realizar eventos e chamar a atenção da empresa e da comunidade para a necessidade de doar e melhorar as condições de vida dos idosos. “Com a reforma, teremos mais espaço e poderemos aumentar o número de vagas para idosos dependentes e semi-dependentes. Já temos tudo planejado, só falta viabilizar”, conclui Eliane.

Casa São Simeão
Rua Norberto Seara Heusi, nº 419
Bairro Asilo – Blumenau, SC
CEP: 89037-800
Telefone: (47) 3323-9401

Nenhum comentário: